Menu
Principal
Cadastre-se
Chat
Fórum
Artigos
Dicas
Banners
Internet Grátis
Hospedagem
Entrevistas
Ganhe Dinheiro
TopSite
Cursos
Site nota 10
Links
Geradores Online
Usuário on-line
Gerador de Frame
Contador de Click
ICQStatus
TagBoard
Mais....
Linguagem/Scripts
ASP
CGI
PHP
CSS
Java Script
Designer
Photoshop
Paint Shop Pro
FireWorks
Flash
Downloads
Editores
Interpretadores
Servidores
Utilitários
Contato
Equipe
Mapa do site
Fale conosco
Envie seu arquivo
Usuários On-Line:









Serviços - Shopping - Meus Dados - Hosting - Fórum - Site Nota 10 - TopSite - Buscar script


Dicionário Web


BASIC (Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code) - Linguagem de programação desenvolvida em 1964, pela Universidade de Dartmouth, para facilitar o emprego de computadores por parte de principiantes

Bps (Bits por segundo) - Medida da velocidade de transferência real de dados de uma linha de comunicação

Browse - Termo que serve para designar a atividade de procurar, dentro de uma base de dados, um conjunto de dados. Atualmente também serve para identificar os programas que acessam as páginas gráficas do WWW na Internet.

Bug (Inseto voador, em inglês) - Termo que significa a ocorrência de um erro de fabrica em um software ou hardware. O termo provém do ano de 1945, quando foi encontrada uma mariposa atracada em um circuito do computador MARK II, desenvolvido na universidade de Harvard, e que estava provocando um erro constante no programa que rodava na ocasião.

Byte - Conjunto de oito bits, unidade mínima necessária para a representação de caracteres como letras e números

CAD (Computer Aided Design) - Projeto auxiliado por computador. Sistemas para elaboração de desenhos vetoriais vinculados a dados de projetos.

Cache - Área de memória usada para armazenar dados lidos frequentemente do disco rígido. O cache melhora o desempenho do sistema, pois ficando na memória RAM, tem um tempo de acesso mais veloz que o do disco rígido e com isso também reduz o número de acessos para leitura do mesmo.

CASE (Computer Aided Systems Engineering) - Programa utilizado em qualquer uma ou em todas as fases de desenvolvimento de um sistema de informação, incluindo análise, projeto e programação. As ferramentas CASE fornecem métodos automatizados para elaborar e documentar as técnicas tradicionais de programação estruturada

CD-ROM (Compact Disk-Read Only Memory) - Dispositivo baseado no uso do raio laser, que permite armazenamento de até 650 Mb de dados digitais. O CD-ROM não pode ter o seu conteúdo alterado

CGA (Color Graphics Adapter) - Padrão da IBM para monitores de vídeo que proporcionava a exibição de texto e gráficos com baixa resolução. Foi o primeiro padrão gráfico para o IBM PC, suplantado pelo padrão EGA e VGA.

Chip - Placa minúscula de material semicondutor sobre a qual se confeccionam componentes eletrônicos tais como transistores, diodos, etc. As tecnologia modernas permitem incluir em um só chip circuitos digitais ou analógicos muito complexos.

Clipper - Linguagem de programação de 3ª geração. Originalmente desenvolvido como um compilador dBASE, tornou-se uma linguagem de programação independente e completa com vários recursos exclusivos

COBOL (Common Business Oriented Language) - Linguagem de programação desenvolvida em 1959 para fins comerciais.

Compactação - Técnica utilizada para reduzir a quantidade de bytes necessários ao armazenamento de dados na forma digital, através da eliminação de redundâncias.

Compilador - Programa que converte o texto de um programa, escrito em uma linguagem de programação, para uma versão executável pelo computador.

Computação Gráfica - Tecnologia de hardware e software para a captação, geração e manipulação de imagens através do computador.

CPU (Central Processing Unit) - Parte do computador que efetua o processamento. É também chamada processador e constituída pela unidade de controle e pela ALU (Arithmetic Logic Unit).

dBASE - Primeiro sistema de gerenciamento de banco de dados relacional completo para computadores pessoais, desenvolvido originalmente para máquinas CP/M. O formato de arquivo DBF do dBASE tornou-se um padrão usado por muitos aplicativos.

Digitalização - Processo de conversão de um dado analógico para um formato de representação digital, possível de ser armazenado e manipulado através do computador.

Diretório - Parte de uma estrutura de gerenciamento de arquivos, usuda para armazenar e organizar arquivos. Um diretório possui um nome semelhante ao nome de arquivo, e pode possuir subdiretórios ramificados

Download - Processo de se transferir uma cópia de um arquivo em um computador remoto para outro computador através da rede.

E-Mail (Correio eletrônico) - Sistema para troca de mensagens na Internet

Endereço IP - Série de números que designa cada computador ou grupo de computadores conectados à Internet

FAQ (Frequently Asked Questions) - Lista com as repostas das perguntas mais frequentes feitas em um newsgroup ou mail list na Internet.

Feedback - Informação, visual ou sonora, apresentada ao usuário de um sistema, com intuito de deixá-lo ciente do estado do processamento ou de que determinada ação foi executada pelo sistema.

Firewall - Sistema de proteção contra acesso não autorizado a uma rede.

Firmware - Qualquer software armazenado sob a forma de memória de leitura, ROM, EPROM, EEPROM, e que, portanto, preserva seu conteúdo mesmo quando a eletricidade é desligada.

Fragmentação - Condição na qual um arquivo de disco não está armazenado em clusters contíguos. Um arquivo fragmentado demora mais para ser lido e gravado do que um arquivo contíguo.

Frame - Em comunicação de dados, é um grupo de bits que forma um bloco adequado à transmissão como unidade. Cada frame segue a mesma organização básica, como a sincronização de caracteres, endereço e rotinas de verificação.

FTP (File Transfer Protocol) - Protocolo para transferência de arquivos entre dois computadores utilizado na Internet.

Hardware - Termo que indica todas as partes físicas, elétricas e mecânicas de um computador.

Gigabyte - Corresponde a 1.073.741.824 bytes, abreviado como Gb

Host - Computador operante na Internet, com endereço fixo.

HTML (HyperText Markup Language) - Linguagem utilizada para a criação de páginas no World Wide Web

HTTP (HyperText Transfer Protocol) - Protocolo utilizado na Internet para transferência das páginas WWW.

IDE (Integrated Device Eletronics interface) - Método para conecção de discos rígidos ao computador. Seu nome deriva do fato de o circuito de controle estar localizado na própria unidade.

Java - Linguagem de programação que permite fazer pequenos programas para trafegarem pela Internet de forma rápida e eficiente.

Kilobyte - Corresponde a 1.024 bytes, abreviado como Kb.

LIM (Lotus/Intel/Microsoft) - Padrão antigo de memória que algumas aplicações DOS utilizam. Pode endereçar até 32 Mb de memória em computadores Intel. Também conhecida como memória expandida (SEM

Login - Nome que o usuário usa para acessar uma determinada rede.

Loop - Termo utilizado para indicar a repetição de um grupo de comandos em um programa.

Mainframe - Equipamento multiusuário, grande e rápido, projetado para gerenciar grandes quantidades de dados e tarefas complexas de processamento.

MCI (Midia Control Interface) - Interface de controle de mídia que permite às aplicações controlar uma variedade de dispositivos e arquivos de multimídia.

Megabyte - Corresponde a 1.048.576 bytes, abreviado como Mb

Merge - Procedimento que permite inserir um arquivo em outro.

MIME (Multipurpose Internet Mail Extension) - Protocolo que permite a transferência de anexos em mensagens de correio eletrônico.

Modem (Modulator Demodulator) - Dispositivo de comunicação que possibilita ao computador a transmissão de informações através de uma linha telefônica, convertendo os sinais digitais do computador em sinais analógicos de telefone e vice-versa.

Mouse - Dispositivo apontador, cujos movimentos sobre uma superfície qualquer são convertidos em deslocamentos enviados ao computador.

Multimídia - Combinação de gráficos, som, animação e vídeo num único sistema de computador

Multitarefa - Processo que permite a CPU rodar várias aplicações, concedendo a cada uma delas um certo período de tempo do computador.

NetBIOS - API que oferece aos programadores um conjunto padrão de comandos para solicitar serviços de rede.

OCR (Optical Character Recognition) - Programa que tem como caracteristica, reconhecer caracteres em uma imagem gráfica e os transformar em texto. Geralmente utilizados junto com scanners.

OS/2 - Sistema operacional desenvolvido pela IBM para os computadores da linha PC, baseados nos chips Intel. O OS/2 apresentou pela primeira vez uma interface gráfica e foi também o primeiro sistema operacional de 32 bits para os chips Intel.

Overlay - Técnica de aproveitamento da memória principal, que permite carregar, em tempos diferentes, partes separadas de um mesmo programa adequadamente dividido.

PPP (Point to Point Protocol) - Protocolo utilizado na Internet para conexão de computadores por linha telefônica normal.

PVT (Private) - Modo de conversação e comunicação entre usuários de BBS e sites de chats na Internet que exclui outros participantes da conversa, remetendo a mensagem apenas para um destinatário especif

Servidor - Computador em rede que administra e fornece serviços e informações para outros computadores ligados a mesma.

Setup - Conjunto de parâmetros usados para configurar determinado computador, sistema ou aplicativo

Sistema Operacional - Programa ou conjunto de programas que responde pelo controle da alocação dos recursos do computador, como memória, tempo de processador, espaço em disco, e demais dispositivos periféricos. O sistema operacional é a base sobre a qual as demais aplicações são construídas.

SLIP (Serial Line Internet Protocol) - Protocolo utilizado na Internet para conexão de computadores por linha telefônica normal.

Slot - Encaixe existente no computador para a colocação de placas de circuito impresso adicionais

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - Protocolo para transmissão de mensagem de correio eletrônico usado em redes TCP/IP

SQL (Structured Query Language) - Linguagem usada para consultar e processar dados em um banco de dados relacional. Originalmente desenvolvida pela IBM para seus computadores de grande porte, muitas implementações foram criadas para aplicativos de banco de dados de mini e micros. Os comandos SQL podem ser usados para trabalharem interativamente com um banco de dados ou podem ser embutidos em uma linguagem de programação para interfacear um banco de dados.

Subdiretório - Diretório ramificado a partir de um outro diretório.

Unix - Sistema operacional multiusuário e multitarefa, originalmente desenvolvido pela AT&T. Em 1993 a versão System V do Unix foi adquirida pela Novell. O Unix é escrito em linguagem C, também desenvolvida pela AT&T, permitindo que seja compilado em muitas linguagens de máquina diferentes, fazendo com que o Unix seja executado numa variedade maior de hardware do que qualquer outro sistema operacional.

URL (Universal Resource Locators) - Método utilizado para identificar um serviço na Internet. Nele estão incluídos dados como o protocolo de comunicação necessário para entender o arquivo, localização dentro da rede e o tipo do provedor.

VBA (Visual Basic for Applications) - Subconjunto da linguagem de programação Visual Basic que fornece uma linguagem de macros comuns aos aplicativos da Microsoft. VBA permite que programadores estendam a funcionalidade de programas como Word, Excel e Access.

WWW (World Wide Web) - Páginas em hipertexto gráfico distribuídas pela Internet.


 
Expediente - Publicidade - Contato - Termo de uso e Política de Privacidade           Este site pertence ao grupo GHPNET.com.br

WMClube.com.br - Todos os direitos reservados - 2002/2013