Curso de Web Design: Total de páginas: 29

 

 

Parte:
2

 

PARTE I

INTERNET

 

INTRODUÇÃO

 

 

Mais que um modismo a Internet tornou-se um fenômeno. Conectando mais de um milhão de computadores e cerca de 40 milhões de usuários, espalhados em noventa países, valores estes que mudam a cada dia, sem dúvida não dar para ficar de fora desta teia.

 

Enfim, se formos descrever Internet, a melhor é definirmos como Comunicação. Com ela encontramos serviços e facilidades, notícias e atualidades, ou se preferir como é o caso de muitos pessoas, um excelente local para encontrar amigos, jogos, bate papo e muito mais, como lojas virtuais, onde você pode comprar ou vender com toda segurança.

 

 

HISTÓRICO

 

A Internet  deve início em 1969 sob o nome de ARPANET (USA). Composta de quatro computadores tinha coo finalidade, demonstrar as potencialidades na construção de redes usando computadores dispersos (espalhados) em uma grande área. A idéia foi boa, e em 1972, 50 universidades e instituições militares já possuíam conexões.

 

Hoje é uma arquitetura de software e hardware que se comunicam entre si que são mantidas por organizações comerciais e governamentais. Mas uma das principais características da Internet, é que não possui dono, para organizar toda essa troca de informações, existem associações e grupos que se dedicam para suportar, ratificar padrões e resolver questões operacionais, visando promover os objetivos da Internet.

 

 

A WORD WIDE WEB

 

As pessoas costuma falar em Internet e Web, será a mesma coisa? Será apenas uma gíria da moçada do bate papo? Ou existe realmente um conceito científico para isto?

Para resolver esta dúvida e também para começarmos a entender esta série de definição de conceitos, vamos partir do seguinte princípio:

A Word Wide Web (teia mundial) é conhecida como WWW, uma nova estrutura de navegação pelos diversos itens de dados em vários computadores diferentes. O modelo WWW é tratar todos os dados da Internet como hipertexto, isto é, vinculações entre as diferentes partes do documento para permitir que as informações sejam exploradas interativamente e não apenas de uma forma linear.

Por isso existem programas como Microsoft Internet Explorer, que aumentaram muito a popularidade da Internet e graças as suas potencialidades, hoje podemos ver nas páginas da Internet, documentos formatados (cores, efeitos e etc...), escutar música, assistir a vídeos, e muito mais.

Enfim a Web, é a interface gráfica da Internet, pois podemos acessar a Internet, transferir arquivos( Processo a qual chamamos UpLoad), e realizar outras operações básica sem precisar de uma interface gráfica.

Para concluir só estamos de fato usando a Web, quando estamos navegando fazendo uso das Home Pages para acessar um site, ou seja, um endereço único que contêm a Home Page (página inicial) e outras páginas que fazem parte deste conjunto de páginas e todas em um único código fonte escrito em uma linguagem chamada HTML.

.