Curso de Html Básico: Total de páginas: 34

 

 

Parte:

16

 

Caracteres Especiais
6. CARACTERES ESPECIAIS

Há caracteres que não podem ser obtidos por meio do teclado. Eles podem ser inseridos em sua página através da especificação de um código especial que o browser interpreta e substitui por um caracter específico. Esses códigos podem ser obtidos utilizando-se uma nomeclatura definida pela ISO -LATIN - 1 ou a partir de uma entidade HTML. 

            A norma ISO utiliza um código composto pelo caractere & seguido do símbolo # e, então, de uma combinação numérica com ponto-e-vírgula. Já a entidade HTML usa o caractere & seguido de uma palavra que identifica o símbolo com ponto-e-vírgula.

             Caso você queira escrever uma página HTML em outro idioma terá que usar bastante esses caracteres especiais.

             Imagine que você queira fazer uma página HTML ensinando a outras pessoas a linguagem HTML. Como faria para explicar uma tag sem que o browser interpretasse como um comando. Terá de utilizar estes símbolos especiais.

            Vamos a um exemplo: 

<html>

<head>

            <title>Tutorial em HTML</title>

</head>

<body>

<h2>O comando &ltBR&gt</h2>

A finalidade deste comando HTML é marcar uma seção do texto como parágrafo inserindo uma quebra de linha.<br>

<p>

Já o comando &ltP&gt é para indicar início de uma novo parágrafo.

</body>

</html>

            Observe que para que o browser pudesse mostrar <br> e <p> sem interpretar como comandos usei caracteres especiais &lt para indicar sinal de < e &gt para indicar o sinal de >. 

            Quando você utiliza a acentuação comum do teclado nas suas páginas podem até parecer que tudo irá correr tudo bem. Mas alguém que visualizar suas páginas em um computador que não tenha as mesmas configurações de 'vídeo e teclado, alguns caracteres podem não sair da forma desejada.              

Por exemplo:

 A palavra café, se você utilizar esta palavra com a acentuação do seu teclado, com certeza na visualização do seu browser ficará perfeita, mas pode ser que em outros computadores com a configuração diferente não apareça da mesma forma. O ideal é colocá-la assim: 

Caf&eacute;                          ou                    ca&#233;

 E se desejasse colocar a palavra entre aspas:

 &quot;Caf&eacute;&quot

 

.